Páginas

RESENHA "A TEORIA DE TUDO"

Imagem relacionada

A Teoria de tudo, de Jane Hawking, conta a história de amor, de vida e de superação de Jane e Stephen Hawking. Esse livro inspirou o filme com Eddie Redmayne (vencedor do Oscar como melhor ator por esse filme) e Felicity Jones nos papeis dos personagens principais. Eu já assisti ao filme e chorei horrores, agora vou contar o que achei do livro. A primeira vez que Jane conversou com Stephen Hawking foi no verão de 1962, numa festa de Ano-novo. Nesta noite trocaram telefones e endereços, mas a jovem rapidamente ficou atraída pelo senso de humor e personalidade independente de Stephen. Mas a família dele era bem excêntrica e a primeira vez que ela reparou no jovem foi alguns meses antes quando estava passeando com as amigas.

‘‘[...] Caminhando de modo incerto em sentido contrário, estava um homem jovem, com andar desajeitado, cabeça baixa, o rosto protegido do mundo sob uma indisciplinada cabeleira castanha e lisa.’’
   Imagem relacionada


A família Hawking é composta pelos quatro irmãos - Edward, Mary, Philippa e Stephen - e os pais Frank e Isobel. Uma família considerada diferente pela sociedade, pelo simples fato de levarem as leituras para mesa de jantar, participarem de óperas e pelo pais estimularem seus filhos no estudo e na sede de conhecimento. E como resultado, seus pais tiveram tanto orgulho de Stephen, pois o mesmo transformou-se num dos maiores gênios da humanidade.

Quando completou 21 anos e tinha acabado de conhecer Jane, Stephen foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença sem cura e com poucos anos de sobrevivência, que aos poucos vai paralisando todos os movimentos do corpo. Mas Jane não deixou de sair com ele por causa disso, o amou e ficou do seu lado no momento mais difícil do jovem, mesmo quando a condição dele só piorava e as pessoas não conseguiam entender esse amor. Um pequeno flerte transformou-se num casamento que durou 25 anos e três filhos, onde Stephen superou todas as expectativas médicas.
  É um livro que proporciona bastante emoção ao leitor, ler tudo que Jane sofre ao longo dos anos para cuidar do marido e dos filhos é difícil, também temos a questão de que em alguns momentos não é fácil para Stephen aceitar sua condição, principalmente nas cenas em que fica bastante doente. Claro que fiquei com pena e emotiva, mas senti muito orgulho de Stephen por nunca desistir de seus sonhos e lutar para sobreviver.

Imagem relacionada


Hoje Stephen e Jane não mais casados, mas são grandes amigos e, apesar de ter ficado chateada de como o casamento terminou, eu entendi porque isso era necessário e que os dois sempre vão fazer parte da vida um do outro. Jane foi uma esposa maravilhosa e cuidou de Stephen muito bem, mas enfrentou muitas acusações por pessoas próximas, principalmente pelos pais de Stephen. As pessoas duvidaram do amor dela, de tudo que fez por esse homem durante 25 anos de casamento. Mas o tempo ajudou a curar isso, porque no final do livro percebemos como as coisas se resolveram.

No livro sabemos como Jane conheceu seu novo marido, Jonathan Jones, e de como o mesmo foi importante para família Hawking, sobretudo, ajudando Jane nos momentos mais difíceis. Stephen também se casou novamente e foi com Elaine (uma de suas enfermeiras), mas separou alguns anos atrás.

A narrativa do livro é emocionante, mas em alguns momentos fica cansativa e maçante, por isso que tirei uma nota do mesmo. A capa do livro é linda, a diagramação está básica, a letra achei um pouco pequena e não encontrei nenhum erro de revisão. Em suma, eu recomendo esse livro para quem deseja saber como foi a extraordinária história de amor de Jane e Stephen, como também recomendo que assistam o filme, que é bem emocionante e especial.

Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário